MTE resgata trabalhadores escravos no Ceará

0
80

Dezessete trabalhadores em situação de trabalho análogo e escravo foram resgatados no último dia 26 de setembro em duas fazendas nas cidades de Viçosa do Ceará e Granja, no interior do Ceará.

O resgate foi realizado pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo informações do MTE, os trabalhadores estavam instalados em alojamentos muito precários ou sem nenhum alojamento, dormindo debaixo de árvores. Também não havia instalações sanitárias e elétricas e os alimentos estavam armazenados de maneira inadequada.

A soltura dos trabalhadores é decorrente da operação realizada desde o final do ano passado que tem a finalidade de buscar a regularização do uso da mão de obra na extração do pó de palha de carnaúba. Os trabalhadores irão receber um seguro desemprego especial pelas condições em que estavam trabalhando.

Esse não é o único caso de resgate de trabalho escravo no Brasil recentemente. Também em setembro, no dia 23, uma chinesa foi resgatada pela Polícia Federal após ser encontrada em condições de escravidão em uma loja de produtos importados localizada no centro do município de Araçatuba, em São Paulo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here