5 Motivos para dizer NÃO à privatização dos terminais

0
365

1. Privatizar não vai melhorar os serviços dentro dos terminais. Ao contrário, a população vai pagar por um serviço que deveria ser garantido pela prefeitura. Hoje os terminais não tem infraestrutura adequada para a população. Com a privatização isso vai piorar. Você pagará até pelo uso dos banheiros.

2. Privatizar aumentará o preço das passagens. O prefeito Roberto Claudio ao retirar da prefeitura a responsabilidade da administração dos terminais (hoje a cargo da ETUFOR) e entregá-los a empresas privadas, está colocando na ordem do dia, a possibilidade do aumento do preço das passagens. Basta! Não aguentamos mais nenhum aumento!

3. Privatizar não garante segurança. Hoje a Guarda Civil e a Polícia Militar aparecem de vez em quando nos terminais, os assaltos e arrastões são constantes. A segurança é de responsabilidade do poder público. Com a privatização a prefeitura “foge” dessa responsabilidade demonstrando que a segurança da população e dos rodoviários, não é prioridade.

4. Privatizar só gera lucro para os empresários. Diariamente circulam mais de 1,1milhão de passageiros pelos terminais. O dinheiro arrecadado vai para os empresários de ônibus e outra parte para a prefeitura, que diz necessitar economizar o custo mensal de R$ 2 milhões na manutenção dos terminais. Os empresários que assumirem esse “filé mignon” vão querer cobrir esse valor cobrando altas taxas dos permissionários (lojas e boxes), taxas para a população e aumento da passagem.

5. A privatização transforma o transporte em mercadoria. Tudo que foi privatizado gerou lucros para os empresários e prejuízo para a população e os trabalhadores, como foi o caso da COELCE e o terminal rodoviário João Thomé. A ordem dos governos e do Congresso com a crise econômica, é intensificar as privatizações e cortar o orçamento para os serviços públicos como saúde, educação, moradia e transporte, transformando-os em mercadoria. Estes serviços deveriam ser públicos e de qualidade!

A luta contra a privatização dos terminais é uma luta da população e dos trabalhadores por seus direitos. Contra o governo e a direita.