FIM DA ESCALA 6X1 -UMA LUTA NECESSÁRIA!

Tomou conta do país, nas redes sociais e no parlamento em Brasília, a campanha pelo fim da escala de trabalho 6×1. Essa luta já tem algum tempo, mas ganhou força devido a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e o movimento de base VAT (Vida Além do Trabalho).

A jornada de trabalho de 44 horas, na escala 6×1, trabalha seis dias e folga 1, tem sido uma das maiores causas de afastamento do trabalho devido adoecimento. É uma escala extenuante e desumana. Não existe em todos os setores, apenas em alguns, como é o caso da saúde e transporte. Na nossa categoria, a escala 6×1 é adotada e é uma das maiores causas de reclamações dos trabalhadores devido a pressão que sofrem e pouco tempo de descanso.

A campanha fim da escla 6×1, traz o debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Somos um país de 44 horas semanais, ficando atras de país como Estados Unidos que tem jornada de 38 horas, França, 36 horas, Inglaterra 36 horas, Japão 37 horas e Argentina 37 horas. Vejam, todos esses países são mais desenvolvidos que o Brasil e tem melhores condições de vida. Então, o dicurso patronal que uma jornada de trabalho de 36 horas ou 40 horas, vai quebrar o país. Isso é mentira! A realidade dos demais países comprova que uma jornada de trabalho mais civilizada, contribui para o aumento da produtividade.

O SINTRO se soma a campanha pelo fim da escala 6×1 sem redução de salário. Essa campanha é muito positiva. Mas para obtermos vitória será necessário muita mobilização da classe trabalhadora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − três =